Componente de Apoio à Familia

Serviço de Componente de Apoio à Família para alunos do 1º ciclo e pré-escolar

Considerando a importância do desenvolvimento de serviços de apoio às famílias durante o período lectivo e nas suas interrupções, a Câmara Municipal de Almeirim promove, em colaboração com os agrupamentos escolares e associações de pais, a realização de actividades designadas por “Componente de Apoio à Família” (CAF), ao nível da educação pré-escolar e 1º ciclo, as quais podem incluir, consoante a necessidade dos pais e as possibilidades funcionais de cada estabelecimento de ensino, as seguintes modalidades:

Fornecimento de Refeições;
• Prolongamento de Horário;
• Actividades nas Interrupções Lectivas.

A CAF  é um espaço lúdico que tem por função complementar o processo educativo e formativo dos alunos, através da participação em actividades definidas por um Projecto Pedagógico, cujos  objetivos passam essencialmente por:
- Apoiar as famílias, proporcionando condições que permitam ajustar o tempo de permanência das crianças na Escola às necessidades dos Pais e Encarregados de Educação, nomeadamente em função dos horários laborais, procurando oferecer respostas diversificadas e adaptadas às realidades locais.
-Proporcionar aos alunos condições que contribuam para o seu desenvolvimento.
-Desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade crítica e os sentidos de solidariedade, responsabilidade e organização.
-Estimular experiências culturais e recreativas, com o aproveitamento das relações entre a família, a escola e a comunidade.
-Proporcionar aos alunos condições de apoio à descoberta das suas aptidões e interesses vocacionais.

Veja informações mais detalhadas nas nossas notícias etiquetadas como educação.